sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Jardineira à portugues

Ontem não fiz nada de especial, simplesmente carne de vaca estufada com legumes, na qual conhecemos pelo nome de jardineira de carne de vaca.
Será dos pratos que todo mundo sabe fazer, não fosse abundar por ai receitas de jardineiras, mas porque esse nome?
Será que quem a inventou usava Jardineiras (celebre caças com alças), ou será que tem a ver com diversidade da utilização de vários legumes (a mistura de vários legumes darem-se por esse nome), ou até pelo colorido que pode ficar este prato, pois uma jardineira (vaso) costuma ter uma variedade de flores e cor.
Uma coisa eu sei, a receita é bem simples e fácil de fazer, podem usar uma variedade enorme de legumes (eu só utilizei batatas, cenoura e feijão-verde) para fazê-la tendo como segredo o tempo de confeção.
Um prato ideal para aqueles dias em que o frio já sé nota ao fim do dia, pois é toda ela do mais reconfortante e conservador que há em termos de comida.

Ingredientes:

800g de carne de vitela cortada em cubos
Batatas cortadas em cubos q.b.
2 cenouras grandes cortadas em rodelas
200g de feijão-verde cortado em pedaços
Ervilhas q.b. (usei congeladas)
8 Rodelas de chouriço de carne
1 cebola média picada finamente
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro pelado
4 Colheres (sopa)de polpa de tomate
150ml de vinho branco
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Salsa fresca picada q.b.

Preparação:

Comece por triturar o tomate pelado, juntamente com a polpa de tomate.
Aquecer o azeite num tacho e refogar a cebola com os alhos picadinhos até esta, estar mole e transparente. Juntar o preparado de tomate e o vinho branco e deixar envolver os sabores cerca de 2 minutos.
Adicione os cubos de carne, o chouriço e o louro. Envolva e cozinhe em lume médio cerca de 7 minutos. Tempere com sal e pimenta.
Reduzir o lume para o mínimo e tapar o tacho. Deixe a carne cozinhar durante aproximadamente 1 hora
Junte as batatas, a cenoura, o feijão-verde e envolva muito bem. Se necessário junte um bocadinho de água quente. Retifique os temperos.
Aumente o lume até começar a ferver de novo e depois tape o tacho e volte a reduzir lume até os legumes estarem cozidos.
Está pronto a servir!


Sem comentários:

Enviar um comentário